Blogueiro: de hobby a profissão

by

Por mais clichê que seja falar de blogs corporativos, é esse o tema que está agitando ultimamente as páginas de blogs e sites sobre web 2.0 e afins. Foi a polêmica no CampusParty quando nosso amigo Gil Giardelli palestrou por lá. Quando o assunto envolve os jornalistas então, sai de perto: leia a reportagem que a BITES publicou.

Acho que todo mundo vislumbra em se tornar um blogueiro corporativo ou uma pessoa tão famosa e renomada quanto um jornalista. Receitas de bolo para as empresas já estão prontas, falta saber se elas vão dar certo quando saírem do forno. Talvez a Natura seja o exemplo mais famoso de blogs que deram certo de pessoas que escrevem com entusiasmo e se identificam plenamente com a empresa. Para aqueles que só pensam no dinheiro, infelizmente já existem sites promovendo “pay-per-post”.

Apesar que muitas pessoas não conseguem separar o hobby do profissional, assim como acontece no cotidiano das empresas quando o indivíduo não consegue separar pessoal do profissional. Digo isso pois não devemos misturar relações públicas e jornalismo, áreas totalmente profissionais e sérias, com o simples prazer de escrever em um blog. “Hoje acordei com vontade de ser jornalista-blogueiro; acho que vou falar bem da Microsoft”. Em se tratando de noticiário, a exemplo do [vc repórter] do Terra, o objetivo não é fazer dos internautas profissionais da noite para o dia – há muitas pessoas que realmente pensam dessa maneira e se iludem com essa falta perspectiva – e sim criar uma participação colaborativa, que é a web 2.0 de que tanto falamos.

Já que o assunto é sobre blog e empresa, gostaria de citar o Café.com Blog. Oportunidade ótima para empresas e blogueiros debaterem sobre seus próprios caminhos.

José Brandão & Jacacarambola

Tags: ,

2 Respostas to “Blogueiro: de hobby a profissão”

  1. Gil Giardelli & Humanidade 4.0 Says:

    Heu meu parceiro José, belo post! Puxa, vc me acha polêmico? Só queria conversar!😉 abs Gil Giardelli

  2. Manoel Netto Says:

    Infelizmente o Gil desvirtuou a discussão – que era sobre blogs corporativos – falando de posts patrocinados e mexendo na ‘polêmica’ blogs vs jornalistas. Tinha tudo pra ser um debate muito bacana, mas acabu sendo um ‘bate boca’ pouco produtivo😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: