Na hora do intervalo

by

TV digitalTV digital

Depois que aderi aos canais pagos da TV, os comerciais que mais tenho visto são de perfume – eles devem pagar muito bem pelo espaço e pelo maior tempo de vezes que é veiculado, já que ficam reprisando até você se irritar e mudar de canal. E já que agora sou totalmente contra os canais abertos e sua falta de programação útil e intelectual – aliás, sempre fui -, não estou mais atualizado com o mundo dos anúncios de TV. E, sinceramente, não faço questão de me atualizar (o YouTube é uma mão na roda para resolver esse tipo de situação).

Se os anúncios daqui não me chamam mais a atenção, os de fora têm efeito contrário em mim. Como são criativos (não menosprezando a criatividade dos publicitários brasileiros, claro)! O canal Multishow consegue fugir e se salvar de sua monótona, para não dizer sem graça, programação musical com o “Na Hora do Intervalo”, que mostra comerciais de TV de todo o mundo, separados por temas (o último que assisti era só de solteiros). Aí eu páro e me pergunto: veicular na TV vai deixar de ser um retorno rentável e se transformar em passatempo para os telespectadores?

As empresas estão tomando coragem para anunciar no mundo online e deixando um pouco de lado a publicidade tradicional. Os usuários brasileiros estão aí para provar que a internet é o caminho mais rentável. Se eles gastam mais tempo em frente ao computador, deixo-me levar à conclusão de que a televisão está perdendo sua audiência. Não repentinamente, claro, pois ainda vemos exemplos que derrubam essa hipótese – a Globo consegue ter picos de audiência com suas novelas grotescas e, pior, com o BBB, que também consegue interagir muito bem com seu público através da internet com os votos. Entretanto, a TV é o principal meio de comunicação: concentrou 50% do investimento em mídia em 2007. No caso da TV a cabo, já há alguns anos presente no Brasil, é um mercado que vem crescendo consideravelmente – talvez graças aos pacotes “combos” que as operadoras oferecem para disseminar com mais rapidez os serviços de telefonia.

Por falar em TV a cabo, não tenho como não tocar no assunto da TV digital. A própria TV a cabo tem sua versão digital, o que já é começo de um pesadelo para os publicitários. Eu mesmo não tenho paciência para muitos comerciais – e os de perfumes ficam em primeiro lugar, claro -, já ativo o menu interativo e confiro a programação de cada canal. Logo todos vão poder desfrutar desse recurso maravilhoso do controle-remoto.  

No meio de tantas preocupações no mundo publicitário e televisivo, quem diria que o rei da internet Google estaria tentando se promover no mercado de anúncios na TV? Pois é, se uns vêem como ameaça, outros vêem como oportunidade. Veja o Limão, por exemplo, que deixou muitas pessoas curiosas veiculando anúncios na TV – eu pelo menos fiquei bem curioso.

Bom, não quero me estender muito nesse assunto (já até falei um pouquinho em outro post). Se o preço dos conversores vão baixar, se as televisões de plasma têm definição suficiente para suportar a nova tecnologia, se a internet vai convergir com a TV e vice-versa, o que eu quero mesmo é ter uma assinatura da Tivo, escolher e gravar a minha própria programação. Falta muito para chegar lá?

José Brandão & Jacacarambola

Notícias complementares:
Multishow anuncia novidades em mais uma temporada de “Na hora do intervalo”
TV Sucks, Internet Rules. UK Advertising Goes with the People.
Is the Game Over for TV Advertising?
Advertising is dead? No, advertising is daddy!

TV paga cresce 42%

Tags: , , ,

Uma resposta to “Na hora do intervalo”

  1. DELMA Says:

    Sempre gostei de assistir e gravar os comerciais do programa e gostaria de saber se os comerciais apresentados ao longo dos programas tem para serem comprados em DVDs. Como sou aluna de publicidade e propaganda, gostaria de ter o material, se possível. abraço, Delma.

Deixe uma resposta

