SEO: Search Engine Omelette

by

Tenho de me prostrar aos profissionais de SEO e venerá-los por várias horas seguidas. Minha cabeça dói só de pensar que essas três letras infelizes existem mas que ao mesmo tempo são tão vitais; as palavras-chaves se tornam um omelete fritando no meu cérebro, já não consigo mais raciocionar. Tenho de admitir que não é para qualquer um.

Tirando todo esse dramalhão mexicano, a vida de quem executa o SEO – ou quem tem de planejá-lo – é realmente exaustiva, mas com certeza recompensadora. Falo isso porque eu sou responsável por decidir quais são as palavrinhas mágicas que vão deixar o nosso site lá no topo do Google. É um trabalho bem complexo: você tem de pensar no que o seu público-alvo quer (o primeiro pensamento quando ele vai encostar o dedo no teclado), no que ele realmente está a procura; não basta colocar o site no ar e escolher aleatoriamente as palavras (se seu site fala sobre hotel, não pense que a únicas palavras que você deve colocar são ‘hotel’ e ‘brasil’).

Não posso falar que sou expert no assunto, mesmo porque meu trabalho se resume na escolha das palavras, testá-las (ou você pensou que era só escolher?) e enviar para a nossa matriz colocar a estratégia no ar. Pelo menos uma ferramenta que em parte me ajuda bastante é o Google Trends, onde você coloca uma combinação de palavras e o Google lhe mostra o resultado em relevância por palavra – sempre por gráfico. Além disso, você pode filtrar seus resultados por categorias como região, cidade ou línguas (no meu caso, os sites são em português e em inglês, sendo que esse último é o principal para mim; logo, fará diferença se eu buscar por ‘brazil’ ou ‘brasil’). Ainda mais importante e tão útil quanto essa primeira ferramenta é o Google Analytics. Com ela você tem como aperfeiçoar a procura pelo seu site e aumentar seu ROI, sempre de uma maneira mais detalhada e precisa.

Agora tenho de retomar o meu Search Engine Visibility Report (só de olhar para ele já lembro da minha amiga aspirina para amortecer minhas dores de cabeça): lá vou eu procurar agulha nos palheiros do Google, Yahoo! e MSN – ou você também pensou que era só o Google?

José Brandão & Jacacarambola

Notícias complementares:
What To Do If You’re The SEO Client Nobody Wants?
Search Engine Marketing and Blogging Techniques

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “SEO: Search Engine Omelette”

  1. Paulo Rodrigo Teixeira Says:

    Legal o artigo J&J.

    Raramente vejo artigos se preocupando com a escolha de palavras-chave que é a parte mais importante de SEO.

    Mas este pequeno detalhe ajuda muito lá para frente.

    Um grande abraço

Deixe uma resposta

