PR online

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Para quem trabalha com Relações Públicas (no meu caso, apenas acompanho as ações que a nossa assessoria executa) sabe muito bem que o meio online é peça fundamental para divulgar a visibilidade de sua empresa no mercado. Claro que esse fator não descarta a vantagem que ainda é ter uma matéria especial divulgada em uma revista especializada no seu segmento. Tudo depende qual é o canal mais rápido e mais forte.

Posso citar a hotelaria como exemplo (fiquem a vontade para citar exemplos da área em que você trabalha – será muito bem vindo!), onde há vários veículos que trabalham mais online (Hôtelier News, Mercado & Eventos) e outros que trabalham em ambos (Panrotas). A vantagem de divulgar online é instantânea: você envia o seu press release hoje e no dia seguinte já está publicado. Creio que a desvantagem aqui é você querer dar exclusividade para um veículo, já pensando em fazer a mesma oferta para outro – cuidado! Na minha opinião, além de não ser muito ético, pode acarretar “múltiplas fontes” da mesma informação e sua matéria até então inédita vai parar no topo da lista negra deles.

Claro que você – ou sua assessoria de imprensa – não vai viver só de press releases. Correr atrás de novidades da sua empresa que podem ser interessantes para aumentar a visibilidade na mídia também deve fazer parte do seu plano estratégico. E isso não se restringe apenas a ficar com o Outlook aberto esperando receber um e-mail do repórter com potenciais reportagens ou entrevistas. Se eles não vêm até você, vá até eles. Se você já possui uma assessoria, é uma preocupação a menos, mas procure saber qual é o mailing que ela possui, inclusive os segmentos dos veículos. Se tudo depender de você, nunca se esqueça das “etiquetas online”: quando enviar e-mail para algum repórter, não exija resposta dele. Não pense que você é o único a fazer isso; ele com certeza recebe centenas de e-mails com a mesma proposta – cabe a ele decidir o que é importante para a revista dele, e não você.

De todas as ferramentas de PR na web, creio que o mais conhecido é o PRWeb. Lá você encontra até templates prontos e um tutorial expresso de como publicar seu press release. Mas não podemos nos esquecer dos blogs. Sim, mais do que uma ferramenta de marketing, é um orgulho aparecer como referência em blogs de um formador respeitado de opiniões – e não precisa ser um especialista na área, basta ser o seu próprio cliente.

Se é fácil espalhar notícia na web, também é super rápido espalhar notícia ruim. Aqui fica bem difícil rastrear a origem e, ao mesmo tempo, é difícil reverter a situação se as providências não forem tomadas a curto prazo. Uma nota de esclarecimento ou uma correção de informação em um veículo offline é bem mais fácil de ser conduzido e controlado – as erratas nas edições seguintes estão aí para isso -, já que a circulação, mesmo que for diária, lhe dá tempo de corrigir a tempo.

Como falei ainda a pouco, tudo vai depender do canal de comunicação mais eficiente. Mesmo tendo toda esse dinamismo de publicar uma notícia sem obstáculos “físicos”, ainda é válido aparecer nos veículos offline. Para nós da hotelaria, ainda é importante manter seu press release institucional para aqueles jornalistas/editoras de guias de turismo que ligam para você e pedem todas as informações técnicas do hotel (dá aquela preguiça de preencher o questionário de 10 páginas ou aquele formulário que mais parece um prontuário médico), evitando que alguma informação saia errada. O único problema são as fotos… voltamos para a era mesozóica: gravamos em um CD, chamamos o motoboy e rezamos para que ele entregue na editora antes do fechamento. Não conseguiu abrir o CD? O motoboy está preso no trânsito? Depois de todo o sufoco você pára e pensa: por que não podia ser online?

José Brandão & Jacacarambola

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2 Respostas to “PR online”

  1. NewsCamp: desconferência no mundo jornalístico « Jaca Carambola Says:

    […] creio que o assunto mais próximo seja Relações Públicas. Já falei um pouco do que sei nesse post. Se valer como tópico para o dia do encontro (dependendo do interesse dos […]

  2. Release, sala de imprensa e internet « NewsCamp Says:

    […] 4, 2008 · No Comments José Brandão, do Carambola, questiona como as empresas devem e podem explorar o potencial da internet para divulgação dos […]

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