Internet a um passo da geladeira

by

Internet refrigerator

Muito tem se falado de convergência de mídias digitais, principalmente com a internet. Nem preciso citar as tendências da TV digital e os recursos que vêm sendo criados para a telefonia celular. Todas essas inovações tecnológicas têm como objetivo tornar a vida do ser humano mais fácil e prática, fazendo com que ele diminua as distâncias que ele deve percorrer para executar determinadas tarefas, ou seja, realizar o sonho de um perfeito preguiçoso – brincadeirinha, ok?

Seja por praticidade ou por preguiça mesmo, me lembrei da geladeira que, além de executar suas funções tradicionais de manter alimentos e bebidas resfriados – e também mantê-los congelados para conservação prolongada -, tem acesso à internet. Pensei que os últimos recursos que foram desenvolvidos para a linha branca estivessem estagnados apenas em bebedouros portáteis, que a meu ver devem ter tido mais sucesso do que a própria internet.

Alguém se lembra quando foi anunciada a geladeira com internet (tem uma reportagem ao final desse post para sua curiosidade)? Simplesmente não decolou, ou pelo menos não percebi que consumidores, talvez tomados por um impulso descontrolado de querer ser o mais moderno e prático do mundo, tenham adquirido tal produto. Até tentei procurar alguma notícia sobre sucesso ou fracasso de venda, mas não encontrei nada relevante. O que encontrei foram reportagens falando sobre investimentos em internet appliance, uma espécie de convergência de aparelhos domésticos (home appliance) com a internet, mais precisamente os usados na cozinha. Quem poderia falar mais sobre isso é a Whirlpool, uma das maiores empresas fabricantes de linha branca, sendo que no Brasil ela detém as marcas Brastemp e Consul.

Na minha opinião, acho importante existir essa variedade de ferramentas para o consumidor tornar sua vida mais prática, mas não concordo quando a usabilidade delas se transforma em inutilidade. Ainda tento entender para que uma dona-de-casa precisa ter uma tela de computador estampada na porta da geladeira. Será que é para fazer compras sem sair de casa, enquanto sua comida está cozinhando no fogão? Ou para pesquisar receitas de bolo? Sinceramente, não vejo praticidade nenhuma. As mulheres de hoje são tão independentes, ocupam cargos de importância em grandes empresas, são as chefes de família, para que então perder tempo na cozinha se o notebook – bem menor do que uma geladeira e com muito mais funções, convenhamos – tem a mesma função? Enfim, mais um motivo para enfatizar minha opinião.

Em se tratando de celular, entendo que, por ser um aparelho de pequeno porte, ele oferece vantagens por ter vários recursos os quais você só teria se estivesse em casa ou no trabalho: aqui temos usabilidade e mobilidade. Acho bem difícil uma geladeira ter mobilidade, mesmo com acesso à internet.

Mas não pára por aqui. A torradeira também será um meio de comunicação com o mundo enquanto você prepara seu sanduíche. Acha que é mentira? Digite apenas “toaster” no Wikipedia e confira as pérolas experimentais.

Creio que devemos ir atrás do que o consumidor precisa, também tentando procurar por produtos potenciais que ele julgue necessário, mas eu ainda acho que a família Jetsons deveria ficar só no desenho animado.

José Brandão & Jacacarambola

Notícias complementares:
Geladeira com acesso à internet chega ao mercado este mês
Can Your Refrigerator Surf?
Dot Appliances: Overview
TxtBoard internet appliance

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Internet a um passo da geladeira”

  1. Cristiane Says:

    Desculpe o comentário, eu particularmente gostaria de ter “família Jetsons” uma Rose. he he he.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: